(19) 3231-9497 

Desmistificando as Dinâmicas de grupos. Se você participa ou já participou de processos seletivos. Já se fez essa pergunta pelo menos 1 vez “ Qual o objetivo daquela dinâmica?”. Pois bem, continue a leitura que eu vou te explicar.

DESMISTIFICANDO AS DINÂMICAS DE GRUPOS

E, para contextualizar precisamos 1º entender o que são as dinâmicas.

Então, São elas toda e qualquer atividade feita em grupo que possui uma finalidade.

No entanto, podendo ter o mais variados objetivos, não se restringem apenas aos processos seletivos. Mas, podendo acontecer nas instituições de ensino, nas empresas com seus colaboradores e até mesmo em acampamentos

Dinâmicas de Grupos nas empresas

No entanto, no universo dos Recursos humanos, mais especificamente em recrutamento e seleção. Por exemplo, as dinâmicas em grupo são ótimas ferramentas de avaliação. Ou seja, e por vezes, definem quem sai e quem continua no processo.

Contudo, nem sempre são necessárias. Quem decide se vai haver dinâmica ou não é o recrutador ( ou equipe de recrutadores) responsável pelo preenchimento da vaga. Isso mesmo, da vaga.

Assim que a vaga é aberta é feito toda uma analise. Atividades a serem desenvolvidas, requisitos, bem como as etapas do processo seletivo. E como cada vaga é única, isso é feito de forma personalizada.

Dinâmicas de Grupos nas empresas

No entanto as vezes não é necessário aplicar a dinâmica. porém em outras vezes é imprescindível. Então, depende do nível de complexidade da vaga, setor de atuação, posição hierárquica, ramo da empresa, cultura e outras questões que podem ser consideradas.

Então, se a seleção que você participou teve dinâmica em grupo, pode acreditar, foi necessário e sua relevância foi questionada bem antes da vaga ser publicada.

O que são avaliados nas dinâmicas de grupos

Por exemplo,“Sou tímido (a), com certeza fui mal” , e é aí que você se engana. Não avaliam somente a comunicação verbal, além disso muitas outras competências são avaliadas, como por exemplo:

  • Linguagem corporal;
  • Poder de argumentação;
  • Seu interesse na vaga;
  • Se conhece a empresa;
  • foco;
  • raciocínio lógico;
  • pró atividade;
  • perfil comportamental;
  • relação interpessoal;
  • liderança;
  • crenças e valores;
  • nível de flexibilidade;
  • senso de justiça

Entre outros, mas só com esses pontos é possível verificar que a comunicação não é a única competência avaliada. a avaliação das dinâmicas vai muito além disso, claro, como já dito, depende da vaga.

Mas, se você é tímido e está participando de um processo seletivo de vendas presenciais ativas. Não gostando de vender, o nível de êxito na dinâmica é baixo, assim como no resto do processo.

Mas, isto é assunto para outro artigo. Então a questão é que a viabilidade de uma dinâmica é discutida antes de ela ser implementada em um processo seletivo. Então, se ela existe tem uma finalidade importante.

Como posso me preparar para participar de uma dinâmica de grupo?

Como posso me preparar para participar de uma dinâmica de grupo?

Mas, depois de tudo isso, okay, já sabemos que  a dinâmica é importante. Além disso, ela é, personalizada para cada vaga e que avalia muitas questões. Mas como posso me preparar para ela?

Contudo, como vou saber o que foi, ou será, observado em mim? Certamente, uma boa dica é questionar o recrutador, o que será analisado e de preferência quando ligarem para te convocar.

Ou seja, essa simples pergunta pode te ajudar a se preparar,como entender o que foi ou o que será relevado, te dando mais controle e segurança.

Em suma, espero que tenham gostado e os ajudado com as informações! No entanto, continuem acompanhando nosso blog, enviem qualquer dúvida ou sugestão que iremos responder. Espero que depois da leitura deste post DESMISTIFICANDO AS DINÂMICAS DE GRUPOS as suas dúvidas possa ter diminuído.

E se você tem muitas dúvidas quando vai participar de processo seletivo. Seja entrevista individual ou coletiva e ainda dinâmica de grupos. Conheça um treinamento completo para entrevista de emprego

Compartilhe com seus amigos!
Categorias: DICAS DE RH

Nathália Xavier

Estudante e profissional da área de Recursos Humanos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *