• (19) 3231-9497 | (19) 98205-3477
  • contato@rhmaistalentos.com.br

Missão como Coach:

Gerar Transformação na vida de jovens e adolescentes, através do processo do Coaching Vocacional, ajudando-os encontrar sua verdadeira vocação, e assim fazer uma escolha assertiva de sua carreira profissional.

Ter Gratidão a Deus por tudo que me proporciona. E procurar em cada momento da minha vida, buscar a presença dele.

Ter diariamente um momento exclusivo na sua presença, e viver os propósitos que Ele tem para a minha vida.

Contribuir com a as pessoas menos favorecidas financeiramente permitindo que elas tenham a oportunidade de fazer um Coaching Vocacional. Contribuindo verdadeiramente na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária, colocando à disposição os meus talentos e habilidades.

O que é Coaching Vocacional?

É um processo com metodologia do Coaching que trabalhar com ferramentas e métodos que te leva a atingir seus objetivos pessoais e profissionais.

Todo o processo é único e personalizado de acordo com os resultados que você deseja atingir, onde eu vou buscar as ferramentas certas para facilitar e mapear caminhos que você precisará percorrer até seus objetivos.

É um processo que foca nas qualidades pessoais para que consequentemente tenha maior probabilidades de acertos em suas escolhas na hora de definir qual faculdade fazer.





Coaching para quem quer mudar de carreira e ou profissão:

Se a insatisfação é sua colega de trabalho há tempos, a reinvenção profissional pode aparecer como alternativa.

O processo de Coaching te ajudará a traçar um plano de mudança de carreira ou de profissão com muito mais segurança.






Coaching na preparação para Entrevistas de empregos:

Você não sente segurança na hora de fazer uma entrevista de emprego, fica nervoso, não sabe o que dizer, o Coaching te ajudara com uma preparação e busca de seu autoconhecimento te empoderando para fazer uma entrevista confiante e conseguir conquista a tão sonhada vaga no mercado de trabalho.






Como funciona o Coaching?

Vamos analisar juntos todas as suas necessidades e trabalhá-las em sessões individuais, com ferramentas técnicas e comportamentais dentro das quatro etapas que permeiam o processo conforme abaixo:

- Autoconhecimento

- Planejamento

- Pesquisa

- Ação


Coaching Education:

É um processo que visa aumentar o desempenho de um indivíduo (grupo ou empresa) ampliando os resultados positivos, por meio de metodologias, ferramentas e técnicas conduzidas por um profissional (O COACH) em uma parceria sinérgica e dinâmica com o cliente (COACHEE).

Coaching é um processo de constante evolução por meio do autoconhecimento e tomadas de decisão. É uma arte porque pressupõe criação e ciência porque se apoia na física quântica, na neurociência, psicologia e administração dentre outras. É também uma filosofia de vida porque é a busca constante de crescimento espiritual, de melhoria de desempenho profissional, de desenvolvimento humano.

Coaching é uma metodologia de aprendizado comportamental focada em motivação para um plano de ações que produza resultados. É uma maneira simples e eficiente de adquirir autoconhecimento através de insights cada vez mais profundos. Por conta de ser um método muito prático e eficiente, o coaching se disseminou rapidamente e tornou-se uma habilidade cada vez mais valorizada no mundo executivo, e hoje é cada vez mais empregada no desenvolvimento pessoal e profissional.

O processo de Coaching compreende o conhecimento de várias ciências, destacando-se gestão de pessoas, psicologia, neurociência, planejamento estratégico, método ericksoniano, etc. Também compreende mudanças positivas em quaisquer das áreas da vida, seja pessoal, profissional, financeira, familiar, social ou espiritual.

Coaching é muito descrito como um processo que conduz o coachee (cliente) do estado atual para o estado desejado, em curto espaço de tempo e de forma satisfatória. Pode-se dizer, que a essência do Coaching é apoiar, seja uma pessoa, um grupo ou empresa, para que se tornem aquilo que se deseja ser e consequentemente, sejam o melhor que possam ser.

Alguns elementos como foco, ação, sensações e sentimentos, evolução contínua e resultados, fazem parte de um processo de Coaching. 

De maneira que englobe as nomenclaturas mais utilizadas, conclui-se que: Coaching é o processo de desenvolvimento que é conduzido por um coach, profissional habilitado que exerce a profissão dentro do processo, e coachee é o cliente que passa por este processo.

As sessões de Coaching são baseadas com foco de conversação entre coach e coachee. Estas sessões, no entanto, podem ser individuais ou em grupo, e realizadas com periodicidade diferente, conforme o que foi acordado entre o coach e coachee. Podem ser realizadas com periodicidade semanal, quinzenal ou mensal com duração entre 1 a 2 horas.

É importante salientar, que o Coaching pode ser de 2 tipos: formal, como descrito acima, em que há os encontros com sessões agendadas, onde o coach conduz e apoia o coachee a atingir um estado desejado, independente de qual seja sua meta; e o informal, onde se usa todo o fundamento, técnicas, ferramentas e recursos no dia-a- dia ou na vida profissional.

É este tipo de Coaching informal que é usado nas empresas por líderes para melhorar o desempenho das equipes e organizações. Quando se trata de Coaching formal, este comporta 2 modalidades: o presencial e a distância. O primeiro acontece com sessões do coach e coachee, face a face e o segundo, com o avanço da tecnologia, virtualmente, com ferramentas como Skype, MSN, telefone ou outros recursos.

Vejamos algumas definições de Coaching nas palavras de grandes e renomados estudiosos, precursores, mestres e treinadores:

“Coaching é um processo com início, meio e fim, definido entre o coach (profissional) e o coachee (cliente), onde o coach apoia o cliente na busca de realizar metas de curto, médio e longo prazo, através da identificação e desenvolvimento de competências, como também do reconhecimento e superação de adversidades. ”
José Roberto Marques

“Coaching é uma relação de parceria que revela/ liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar o desempenho delas. É ajuda-las a aprender ao invés de ensinar algo a elas. ”
Timothy Gallwey

“O coaching consiste em liberar o potencial de uma pessoa para incrementar ao máximo seu desempenho. Consiste em ajudar-lhe a aprender em vez de lhe ensinar. ”
John Withmore

“O coaching é uma parceria entre o coach e o cliente. O coaching ajuda o cliente a atingir o seu melhor e a produzir os resultados que ele quer na sua vida profissional e pessoal. Coaching assegura que o cliente possa dar o melhor de si, aprender e desenvolver-se da maneira que ele quer”.
Joseph O`Connor– Trainer Coach Internacional

“É a ponte entre seus sonhos e a sua realização”
Flávio Souza – Trainer Coach Internacional

“ É tornar produtivas as forças do indivíduo”.
Peter Drucker ( O Gerente Eficaz, 1978)

Resultados do processo de Coaching:

1) Quais os benefícios do Coaching para um executivo?

- Alcançar seus objetivos pessoais e profissionais

- Tornar-se, cada vez mais, a pessoa que deseja ser

- Descobrir e aprimorar talentos e competências.

- Ampliar as possibilidades de escolha, tanto comportamentais quanto de objetivos profissionais

- Aprimorar sua comunicação intrapessoal

- Somar valor ao seu desempenho como líder.

- Melhorar sua performance profissional

- Aumentar sua capacidade de realização

- Melhorar a qualidade dos seus relacionamentos interpessoais.

- Obter equilíbrio de tempo, energia e satisfação entre vida e trabalho

- Tomar consciência dos valores pessoais que inspiram suas metas, assim como das crenças relacionadas às mesmas.

2) Quais os benefícios do Coaching para uma organização?

- Evidenciar para os colaboradores o compromisso da empresa em desenvolver seu pessoal.

- Melhorar substancialmente o trabalho em equipe.

- O reconhecimento positivo e o feedback aumentam a confiança e a iniciativa dos colaboradores

- Propiciar um investimento de longo prazo em alto desempenho

- Auxiliar na descoberta e no desenvolvimento dos talentos da organização

- O aumento da produtividade quando as pessoas sabem quais são as metas e como alcançá-las

- É a maneira mais eficaz de desenvolver competências para obter um melhor desempenho dos profissionais e das equipes

3) Quais os benefícios do Coaching para um empreendedor?

- Alinhar os valores da empresa com seus valores, princípios e crenças pessoais

- Atingir resultados superlativos nos negócios

- Poder contar com um parceiro, altamente capacitado, para dividir as dúvidas e incertezas a respeito dos negócios

- Para modificar e/ou ampliar posturas

- Para ampliar horizontes e desenvolver ideias

4) Quais os benefícios do Coaching para um indivíduo em sua vida?

- Maior controle sobre a sua vida

- Os objetivos de vida ficarão mais claros e, uma vez eliminados os obstáculos, terá mais energia para alcançá-los

- Viverá em harmonia com seus valores

- Sua vida se tornará mais feliz e satisfatória

- Profissionalmente será mais eficaz, capacitado e obterá melhores resultados

- Tomará posse de todos os recursos dos quais já dispõe para atingir suas metas

Logo começarão a surgir benefícios que envolvem melhoria na qualidade de vida e diminuição do estresse, já que tudo estará caminhando conforme a pessoa deseja. Com isso, haverá maior inteligência emocional e harmonia interior, acarretando um aumento da congruência interna e externa, bem como da disposição de energia para aproveitar a vida da melhor maneira possível, não desperdiçando tempo com preocupações desnecessárias.

Ao longo do processo, o indivíduo é levado a organizar a sua rotina diária, estabelecendo metas e prazos para o cumprimento de cada tarefa, tendo com isso, uma melhora qualitativa no uso do tempo. Tudo isso fará com que o quesito relacionamento interpessoal seja beneficiado também, pois a pessoa começa a rever a sua maneira de agir com quem está ao seu redor e, com isso, tende melhorar o que precisa ser melhorado, como a comunicação, a compreensão, o entendimento e aceitação do modo de ser e agir dos que o rodeiam. Dessa forma, será mais fácil resolver conflitos, problemas e sanar dúvidas.

Como funciona o processo de coaching:


O Coaching consiste num relacionamento entre o coachee e o coach, em que ambos colaboram para entender ás necessidades do coachee. O conteúdo a ser trabalhado é dado por ele, que é, então, guiado e apoiado para efetuar as mudanças desejáveis em um ou mais setores de sua vida, levando a uma vida mais gratificante e equilibrada.

O processo de coaching é essencialmente uma conversa, um diálogo que envolve você e eu, num contexto produtivo e orientado a resultados. Nessa conversa, que procede com a formulação de perguntas relevantes em momentos críticos, posso encorajar e apoiar o coachee para que enxergue as situações por novos ângulos e seguindo estratégias diferentes.

Coaching está relacionado a manifestar seu melhor desempenho por meio da assistência individual e privada, ministrado por alguém que irá desafiá-lo, estimulá-lo e orientá-lo a continuar crescendo.

O processo de coaching oferece um contexto seguro no qual os coachees podem identificar o que está funcionando e o que não está, experimentar novos comportamentos e aprender com suas experiências. O coach ajuda as pessoas a identificarem metas específicas e a alcançá-las mais rápida e facilmente. Fornece ao coachee as ferramentas, as perspectivas e as estruturas necessárias para realizar mais, dentro de um processo de responsabilização. Realinha as crenças e estabelece um ponto sobre o qual o coachee deverá refletir.

Coaching é um processo sistemático, colaborativo, focado em soluções e orientado a resultados no qual o coach facilita a evolução do desempenho, do bem-estar, da aprendizagem dirigida à própria pessoa e do desenvolvimento particular de indivíduos, grupos e organizações que não apresentem problemas mentais clinicamente significativos ou níveis anormais de padecimento psicológicos.

Os estados de alta performance gerado pelo processo de coaching movimenta no coachee (aquele que passa pelo processo, o cliente) o aumento do prazer, da satisfação pessoal e profissional e consequentemente nos seus resultados. Mas não se engane pensando que um processo de coaching é apenas motivação. Longe disso. Vivenciar um processo como esse é mergulhar de cabeça em seus sonhos, ter sempre em vista as suas metas e, junto com o coach, traçar a melhor estratégia, com foto e atitude.

1 - Conclusão Pessoal:

O Coaching, como desenvolvimento contínuo de distintas formas de atuação prepara o coachee ou organização para enfrentar situações atípicas. Dentro de uma estrutura padronizada onde o foco é sempre o resultado extraordinário. A determinação clara de objetivos estimula e motiva o coachee ou empresa sempre caminhar em busca da realização ao estado desejado. A realização do processo de coaching pode levar a considerar uma reestruturação ou uma ressignificação de alguns pontos para se chegar a algum lugar ou algo pretendido. Percebemos, cada vez mais o reconhecimento do coaching como um método de melhoria continua na vida das pessoas ou mesmo nas organizações.

A metodologia do coaching nos auxiliam a lidar com fenômenos que apresentam vários graus de complexidade e ter ótimos resultados se bem aplicados. O processo dependerá muito do coachee, no sentido de conscientiza-lo de que para haver resultados primeiramente deverá haver ação e transformação. A pratica cotidiana das ações ou tarefas propostas no processo, ajuda na aceleração dos resultados em um curto espaço de tempo e ajuda na valorização de fatores subjetivos.

O coaching gera no coachee uma mudança no padrão de pensamento do seu mundo, libertando sua mente de tudo que lhe aflige e faz contato com a essência verdadeira do seu interior, ficando assim verdadeiramente aberto para as mudanças que ocorrerão. O processo gera uma profunda reflexão, é um verdadeiro mergulho dentro do seu EU, é como se você se enxergasse de outra dimensão, onde a reflexão em certos aspectos da vida que antes não faziam sentido, passam a ter outro significado e nos faz ter a consciência de que para sermos seres melhores, é preciso mudar o nosso padrão de pensamento, é preciso uma ressignificação em alguns momentos de nossas vidas.

A nível organizacional, o Coaching vem se tornando cada dia mais procurado pelos resultados e ganhos que as empresas vêm tendo, justamente pela necessidade de renovação e desenvolvimento para o futuro. Isso nos prova que a contínua expansão deste processo, representa uma abertura para a melhoria dos conhecimentos estratégicos para atingir a excelência nos resultados. O processo é capaz de gerar um profundo comprometimento da empresa e desenvolvimento do seu pessoal, trazendo melhorias substanciais e tornando cada vez mais produtivos o trabalho em equipe.

2 - Sessões de Coaching:

Um processo de coaching geralmente tem 10 a 12 sessões, que podem ser semanais, quinzenais ou mensais, dependendo do que for acordado entre coach (profissional) e coachee (cliente) sendo cada uma delas cerca de 1h30 a 2 horas de duração depende muito do profissional e do andamento da sessão. Para que uma sessão de coaching aconteça e gere resultados extraordinários, deve haver o comprometimento do coachee e esse deve querer mudar algo em sua vida. Dentro dos sete passos da estrutura do processo de coaching ainda podemos subdividir em 3 (três) etapas, ou seja, começo, meio e fim. Vejamos a seguir os sete passos de uma sessão de coaching. Vale ressaltar que é sempre bom utilizar músicas orquestradas para fazer os atendimentos, além de criar uma atmosfera agradável, ajuda na concentração e atingir o estado de flow.

Primeiro Passo:

O primeiro passo da sessão é chamado de Conexão, onde o coach (profissional) e coachee (cliente) se encontram para dar início ao processo. É neste primeiro encontro que é feito o acordo entre coach e coachee onde são definidos, valores, formas de pagamentos, periodicidades dos encontros, quantidades de sessões, e o objetivo do processo, o estado desejado o real motivo do coachee ter procurado o profissional coach. No entanto, não podemos esquecer que o comprometimento entre as partes exige a precisão e a definição das condições do estado atual e estado desejado. Ainda nesta primeira etapa o coach deverá criar um ambiente seguro para gerar confiança, relação de respeito e de vínculo com o coachee, pode ser usado diversas técnicas como exemplo o Rapport que é a capacidade de entrar no mundo do outro e fazê-lo perceber que você o entende é sair do seu mundo e entrar no mundo do outro, ou Rapport de alma que é sentir o que seu coachee está sentindo, gerar empatia, receptividade, onde as duas histórias do coach e coachee, passar a ser uma só.

Segundo Passo:

O segundo passo da sessão é feito a Apresentação/Introdução, neste momento o coach faz o coaching education que é uma explanação clara e objetiva e simplificada, traduzindo da melhor forma possível para que seu coachee possa entender o significado do método que será usado durante o processo de coaching, sua forma e modelo de trabalho. Uma das formas se se fazer o coaching education é antes perguntar para o coachee o que ele entende como coaching e depois complementar com suas explicações para alinhar com o coachee o que verdadeiramente é coaching, tirando todas as dúvidas e esclarecendo certos pontos. Nesta etapa o coach deve fazer uma breve apresentação de sua vida profissional, para que seu coachee possa conhecer um pouco melhor dele, mas atenção essa apresentação deve ser um resumo objetivo do melhor de você, algo que gere uma conexão com o seu coachee, e lembrando sempre que coaching é arte de ficar do mesmo tamanho do seu coachee, sabendo disso não exalte na apresentação, porque isso poderá fazer com que o seu coachee fique intimidado ou sinta se inferiorizado perante o coach e acabar dificultando o processo.

Terceiro Passo:

No terceiro passo da sessão é o momento onde se faz a Identificação do Estão atual, essa é uma etapa muito importante onde o coach deverá ter habilidades para identificar no seu coachee o estado atual, em muitos casos esse estado é bem claro, mas em outros não. Para auxiliar nesta identificação o mais utilizado é aplicação da ferramenta Shazan que são perguntas simples porem poderosas e que podem gerar muitas emoções no coachee e leva-lo a fazer descobertas como alguma coisa que ele precisa ressignificar, para seguir sua vida. A certificação desta metodologia que nos auxiliam neste processo, nos leva a cada dia mais termos resultados extraordinário com sua utilização, e a partir dessa etapa onde identificamos o estado atual é que definiremos a direção do processo, as definições das ações e tomadas de decisões para alcançarmos o sucesso ao estado desejado.

Quarto Passo:

No quarto passo da sessão onde iremos em direção ao Estado Desejado, é claro que a estrutura do processo atual estende o alcance e a importâncias das direções pretendidas no sentido do progresso ou sucesso do processo, nesta etapa onde ocorre o desenvolvimento da sessão deve se utilizar o roteiro da sessão escolhido. Entre vários temos como exemplo a Roda da Vida, que traz resultados verdadeiramente extraordinários e que apontará em quais áreas da vida do coachee deverá ser trabalhada ou aponte pontos a serem desenvolvidos. Após essa identificação deverá ser usado um método chamado de alavancagem, ou seja, trabalhar a área que recebeu a menor pontuação e para isso utiliza-se perguntas poderosas que gere transformação e ressignificação para o seu coachee. A partir deste ponto deverão ser definidos uma atividade que caminhe em direção aos objetivos traçados. A definição deverá ser proposta em conjunto com o coachee e não imposta.

Quinto Passo:

No quinto passo da sessão é onde vamos fazer um levantamento do Aprendizado da Sessão, onde deverá trazer para o racional os aprendizados de cada sessão. O coaching é construído em cima de fortes gerações de autoconhecimento e direcionamento a ação para atingir objetivos claros. É neste momento que você terá certeza de que a sessão está gerando aprendizado no seu coachee e que ele realmente está atento e aberto ao processo. As perguntas a serem feitas deverão ser abertas, que obrigatoriamente o seu coachee deverá responder de forma racional. Devemos usar perguntas do tipo: O que você aprendeu com o encontro de hoje? Porque valeu a pena fazer a sessão de coaching? Neste momento você terá certeza de que gerou ou não aprendizado e transformação no seu coachee.

Sexto passo:

No sexto passo da sessão de coaching é o momento da Conclusão / Recapitulação, o coach deverá fazer um apanhado de tudo que foi falado e feito durante a sessão, fazendo um link com os momentos mais importantes, mais profundos que o seu coachee compartilhou com você, ou seja, você faz uma grande recapitulação de tudo que foi dito. E aí você dará uma devolutiva dos aprendizados que o processo gerou no coachee, de tudo que você sentiu referente ao que ele falou. Reforçar sobre os aprendizados que voces tiveram. Nesta hora é importante mostrar para ele tudo que causou emoção e que foi relevante. E, finalmente, a definição de tarefas para que através da ação, o coachee vá construindo o caminho para chegar ao resultado que deseja. Ele deverá desenvolver ações especificas e focar em sua realização. Propor ações e tarefas para seu coachee fazer durante a semana que apoiarão os pontos fracos e trarão desenvolvimento que vai gerar um resultado em direção ao objetivo esperado.

Sétimo Passo:

O sétimo passo do processo de coaching é o momento de fazer a Desconexão / Acordo para o Próximo Encontro. Esse passo é muito importante porque no primeiro passo você se conecta com o seu coachee onde as duas histórias, sua e de seu coachee passam a ser uma, e nesta última etapa da sessão é hora de separar de se desconectar e viver novamente a sua história, sua vida. Essa desconexão é importante para que o coach e coachee conseguem separar as suas histórias e sentimentos e assim potencializar resultados. Outro ponto muito importante é não deixar seu coachee ir embora sem antes marcar impreterivelmente o proximo encontro caso isso ainda não tenha sido definido.


Endereço:

RH Mais Talentos
Endereco: Rua Conceição, 121, Sala 42, 4º Andar
Centro - Campinas/SP
Telefone: (19)3231-9497 / 98205-3477
E-mail: contato@rhmaistalentos.com.br

Atualizações:

  • Treinamento Técnicas para entrevistas
  • Elaboração de Currículo
  • Análise de Cúrriculo (Para quem já tem currículo pronto)
  • Coaching Vocacional (Descubra sua verdadeira vocação)

Siga-nos:

Estamos nas redes abaixo:

© 2018, Todos os Direitos Reservados. Termos e Condicoes | Politica de privacidade