Teste de perfil comportamental nas empresas

Você já fez um teste de perfil comportamental? Neste artigo vamos trazer um resumo do que é o teste de perfil comportamental. Acima de tudo, mostrar como ele pode ser útil para empresas e também para as pessoas.

Sendo assim, O DISC foi criado pelo Dr. William Moulton Marston da Universidade de Harvard na década de 1920. Como resultado determinou as características e comportamentos previsíveis de pessoas comuns em vários ambientes.

No entanto, o estilo DISC é uma combinação de quatro tipos de personalidade comportamental. Então e representado por um círculo e está dividido em quatro partes com uma cor específica e é classificada da seguinte forma:

Veja como os perfis estão agrupados

Teste de perfil comportamental
  1. (vermelho): Dominância / Tubarão
  2. (amarelo): Influência / Gato
  3. (verde): Estabilidade / Águia
  4. (azul): Conformidade/ Lobo

Portanto, os perfis Comportamentais já não chegam a ser uma total novidade. Pois são um instrumento poderoso de que a Psicologia vem se utilizando amplamente.  

Então, eles estão também definidos em quatro tipos básicos. Acima de tudo, que mais do que de grande valor em processos seletivos e avaliações comportamentais. Eles são uma chave para que conheçamos melhor as pessoas à nossa volta.

Por isso transposto para o processo de Coaching, o uso de perfis comportamentais não é apenas uma maneira de categorizar pessoas.

Mas, uma ponte para o autoconhecimento. Certamente o teste de perfil Comportamental é um convite à compreensão sobre, como e por que certos indivíduos exibem determinados desempenhos e comportamentos

A importância do Teste de Perfil Comportamental no autoconhecimento

Entretanto, como já disse o teste de perfil comportamental é fundamental para as pessoas que buscam por autoconhecimento e se desenvolver cada dia mais.

Porque é a partir desse mapeamento que ela saberá o que ainda é necessário aprimorar. E quais competências seria importante obter.

Então cada pessoa possui um modo diferentes de agir e de se comportar diante das situações. E é necessário que todos saibam respeitar a individualidade de cada um evitando assim conflitos desnecessários.

Aplicação do Teste no RH das empresas e nos processos de coaching

entrevista de emprego com rh

Ou seja os perfis comportamentais já bem assimilado pelos coaches, é uma ferramenta cujo foco está mesmo direcionado para o mundo do trabalho e suas correlações.

Por isso ele é muito valorizado nas entrevistas de empregos pelos recrutadores que estão em busca de candidatos para uma determinada vaga de trabalho.

Portanto, no processo de recrutamento, a avaliação do currículo e as entrevistas são pautadas nesta perspectiva.

No entanto, cada indivíduo tem diferentes competências e habilidades com base na experiência de vida. Da mesma forma, a formação técnica e acadêmica também ajuda a moldar essa pessoa que se reflete diretamente no campo da empresa.

Por outro lado, para organização, o ideal é contrabalançar vários tipos de perfis para aumentar a produtividade da equipe e garantir bons resultados. Portanto, a melhor forma de fazer isso é:

Em primeiro lugar. INDENTIFICAR os perfis atuais e estabelecer um processo de contratação mais direcionado;

Em segundo lugar. CONTRIBUIR para os profissionais atuais e maximizar os seus potenciais.

Entendendo um pouco de cada perfil

Em primeiro lugar vamos esclarecer que os quatro perfis comportamentais, é uma metáfora poderosa que envolve quatro grandes animais.

Certamente você sabe, metáforas são analogias são símbolos e exemplos que nos fazem pensar além do nosso cognitivo.

Então os perfis comportamentais é a metáfora do:

. Gato (Influencia)
. Tubarão (Dominância)
. Lobo (Conformidade)
. Águia (Estabilidade)

Antes de fazer experiências e aplicar testes que podem avaliar objetivamente um quadro de funcionários de acordo com o perfil comportamental de cada um.

Por isso é necessário entender os motivos dessa divisão. Com uma pequena amostra das características predominantes em cada um desses perfis, é muito fácil de entender porque eles estão separados.

Um pouco de cada um dos perfis comportamentais

Influência: é uma pessoa comunicativa. Ou seja, geralmente dotada de grande carisma e poder de persuasão. Da mesma forma, mostra-se sempre entusiasmado com projetos e novidades, tende a ser muito otimista e relaciona-se com facilidade;

Dominância: dotado de extrema autoconfiança. Acima de tudo, esse tipo de profissional é dominante e, em casos extremos, pode ser autoritário e ditatorial.

Mas, aceita e se dá bem com desafios e dificuldades. Da mesma forma, Possui senso de competitividade extremo. Certamente, costuma ser corajoso em suas posturas e ao defender seus pontos de vista;

Estabilidade: são pessoas estáveis e pacientes. Tem ritmo constante e alto grau de conservadorismo. No entanto, dificilmente entram em pânico. Mas, têm uma pequena capacidade de improviso;

Conformidade: detalhista e meticuloso. O mais importante, o analista é organizado, responsável e altamente conservador. Sendo hábil ao controlar processos e rotinas repetitivas.

Então, é fundamental saber que nem todo mundo é 100% pertencente a um mesmo perfil, O teste determina o perfil comportamental dominante de cada ser humano.

Por exemplo, é possível depois de responder ao questionário em menos de 10 minutos, as características de cada um são apontadas e contabilizadas. Depois disso, é possível identificar o perfil dominante, que vai dizer como a pessoa reage e se comporta em inúmeras situações possíveis.

O teste de perfil comportamental pode ajudar na melhoria da produtividade

O teste de perfil comportamental pode ajudar na melhoria da produtividade

Certamente é bom saber que a separação em grupos não é para criar concorrentes, coisas diversas ou semelhantes.

No entanto, ela é apenas usado como uma ferramenta para gerenciar o manejo dos recursos humanos.

Por outro lado ele serve para aumentar a produtividade das empresas e também para criar métodos de colaboração e motivação mais eficazes entre membros da mesma equipe.

Certamente depois de dividir todos em grupos, é hora de entender como aproveitar ao máximo cada perfil.

Como resultado termos uma equipe equilibrada compensando as fragilidades dos diferentes perfis. E acima de tudo, sem perder tempo com produtividade e excelência.

Sendo assim, depois de conhecer mais sobre cada um dos tipos comportamentais, como eles são e suas respectivas particularidades.Você está convidado a descobrir em qual dos perfis você se enquadra, fazendo essa poderosa autoavaliação.

No entanto o objetivo aqui é descobrir as qualidades que te definem. Assim então explorar o seu potencial infinito que muitas vezes você só não tem consciência

 Em conclusão, aqui, neste link você poderá fazer o seu teste de perfil comportamental, online. O mais importante, conhecer qual é o seu perfil comportamental.

Acima de tudo, e o que é melhor. Este teste irá te ajudar a entender melhor quais são os seus pontos fortes e pontos de melhoria.

Boa sorte!

Compartilhe com seus amigos!
Categorias: DICAS DE RH

maga koster

maga koster

"Formada em Administração de Empresas, Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, Coach e também Diretora da agencia RH Mais Talentos"

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: