• Home
  • COMO SE COMPORTAR EM ENTREVISTA DE EMPREGO

COMO SE COMPORTAR EM ENTREVISTA DE EMPREGO

Você deve ter em mente que o processo seletivo não é somente a entrevista com o recrutador, ele começa no recebimento do seu currículo e termina no fim do seu contato com a empresa. Por isso, é bom estar preparado e ter consciência de todas as etapas do processo. Ao ser chamado para uma entrevista, você deve se preparar. Pesquisar sobre a empresa é fundamental, pois muitos recrutadores fazem a famosa pergunta: O que você sabe a respeito da nossa empresa?

Para isso você deve fazer uma pesquisa sobre aquela empresa. Conhecer um pouco da empresa é fundamental para qualquer candidato. Mas o que pesquisar? Você deve pesquisar sobre segmento de mercado, concorrência, produtos e serviços, cultura, missão, visão, valores e história da empresa que você está concorrendo a vaga. 

Estas informações você encontra no próprio site da empresa, e nas redes sociais.

Recebendo um Convite

Ao receber uma ligação para participar de uma entrevista de emprego, seja educado, responda pelo que foi perguntado e se mostre disponível.

Por tanto fique atento, a educação tem que fazer parte do seu cotidiano, pois, na hora que você menos espera o seu telefone pode tocar e ser a oportunidade que você estava esperando

E se você atender de uma forma não tão gentil, você poderá até ser desclassificado. Já cansei de ligar para candidatos que me atenderem com tanta má vontade e falta de educação que desisti de chama-los para a seleção.

Procure não chegar muito antes do horário da entrevista e muito menos atrasado, e ao chegar na empresa, seja educado com a recepcionista, lembre-se que você está sendo avaliado. O mais indicado é chegar entre 10 a 15 minutos antes. Ao aguardar ser chamado para a sala de entrevista, não seja impaciente, não fique consultando as horas a cada 2 minutos.

Isso vai evidenciar que você é uma pessoa impaciente. Controle a ansiedade e o nervosismo, é comum sentir ansiedade durante o processo, mesmo pra pessoas mais experientes, isso é comum e você não é o único ou a única.

Postura Confiante e Positiva

É preciso saber se controlar e ter confiança em si mesmo. Se você foi escolhido para fazer a entrevista entre milhares de currículos que a empresa recebeu, é porque o seu perfil está condizente com a vaga ofertada.

Por isso, é muito importante ser verdadeiro na hora da elaboração do currículo.

Saiba quando falar e também ouvir, não fique cortando o recrutador enquanto ele elabora a pergunta. Espere ele completar a linha de raciocínio e só após, responda de forma objetiva.

É importante não falar mal do seu antigo emprego, e se você nunca trabalhou, procure não falar mal de ninguém durante a entrevista, e também não fique se lamentando e se fazendo de coitadinho.

A empresa não vai te dar a vaga por pena e isso não é bem visto pelos recrutadores. Não minta, a maioria dos recrutadores são preparados para “pegar” os mentirosos, e isso pode fazer você ficar “queimado” para sempre naquela empresa.

Além do mais você poderá ficar em uma situação constrangedora se o recrutador perceber e fazer mais perguntas a respeito do assunto que você está mentindo. Seja transparente sempre, você só tende a ganhar.

Evite intimidades na hora de cumprimentar, cumprimente com um leve sorriso, dê um aperto de mão, nem muito forte e nem fraco demais, porque no aperto de mão você já demonstra o seu grau de energia.

Na Sala Com Entrevistador

Ao sentar-se mantenha a coluna reta. Isso ajudará na sua postura, nunca debruce ou coloque os cotovelos por cima da mesa, você estará invadindo o espaço do recrutador. O mais correto é manter as costas retas ou levemente inclinado para o recrutador causando uma conexão.

Cuidado com a expressão corporal, ela diz muito sobre você, então muito atenção com as mãos, as pernas e as expressões faciais Dependendo das expressões que você fizer ao ser perguntado sobre algo, você poderá se entregar só com sua expressão. O ideal é manter uma expressão tranquila, confiável e neutra.

Evite mexer no celular, ele deve ser desligado ou colocado em modo avião, nesta hora nada pode tirar a sua atenção, evite também roer unhas, morder a ponta de uma caneta ou ficar mexendo nos acessórios, isso demonstra insegurança e nervosismo.

Você pode gesticular enquanto fala, porém, sem exageros. Outra coisa que você jamais deverá fazer durante uma entrevista é ficar de braços cruzados, você irá passar uma mensagem de que não está interessado na entrevista ou que está querendo se defender de alguma coisa.

Você deve evitar também colocar a bolsa ou pasta no colo, isso indica que você está pouco à vontade ou na defensiva, ela poderá ser colocada ao lado da sua cadeira, nunca sobre a mesa

Foco na Mensagem do Recrutador

Mostre interesse na conversa, faça perguntas na hora certa, faça também pequenos sinais de concordância com a cabeça enquanto o recrutador fala e acompanhe a linha de raciocínio dele.

Olhe nos olhos do recrutador ao fazer ou responder as perguntas. Mas muito cuidado para não exagerar, tudo isso tem que ser de forma moderada, se você olhar demais para o recrutador pode causar um certo desconforto para ele.

Ao terminar a entrevista, deixe a sala de forma confiante, pegue seus pertences, despeça do recrutador e saia com calma. Jamais pergunte para o recrutador se você se saiu bem na entrevista. Isso vai acabar com toda a boa impressão que você lutou para construir até aqui e vai demonstrar insegurança.

Neste vídeo abaixo nós mostramos com detalhes como se dar muito bem em entrevistas de emprego com dicas bem simples, porém eficazes.

Assista o Conteúdo completo e se escreva no canal

Magá Koster

CEO da RhMais Talentos, especialista em Gestão de Pessoas e mentora. Referência na capacitação de recrutadores e recolocação profissional, é criadora do PDR, transformando carreiras com foco em prática e resultados

Categorias:

Magá Koster

CEO da RhMais Talentos, especialista em Gestão de Pessoas e mentora. Referência na capacitação de recrutadores e recolocação profissional, é criadora do PDR, transformando carreiras com foco em prática e resultados